O QUE É ESSE BLOG?

OLÁ, SEJAM MUITO BEM VINDOS
EU SOU MARCEL LAGOS E JUNTO COM BRUNO ZION FAZEMOS O PROGRAMA DE RÁDIO "BOLA RADIO NO AR". TODAS AS SEGUNDAS FEIRAS DAS 15hs às 16hs. Acesse: Bola Radio Worship
TODA SEMANA ESTABELECEMOS UM TEMA. ESSE TEMA É DESENVOLVIDO DE ACORDO COM A PARTICIPAÇÃO DO OUVINTE. FIQUE LIGADO E DEUS ABENÇOE

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ídolos do Coração

Mudanças Permanentes ocorrem quando o coração muda
Definições de ídolos: um ídolo é alguma coisa ou pessoa, do qual dependemos para uma vida feliz, realizada ou mesmo segura. Quando damos prioridade máxima acima do próprio Deus.
Muitas vezes idolatria NÃO está associada apenas a ídolos, imagens de escultura e crenças em outros deuses. A adoração a falsos deuses pode muitas vezes habitar em nossas casas ou até mesmo em nossos corações. Podemos atribuir a idolatria a ídolos ao diabo, que trabalha com essa arma poderosa para muitas vezes para tirar o foco do cristão em Jesus.
Adorar a ídolos pode muitas vezes ser sutil e não aparentar. Pois a primeira área a ser atingida é o coração.
9Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? 10Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.(jeremias 17:9).
É uma aventura muito perigosa, se, em todas as nossas ações, nos deixarmos levar pelas emoções, pelo calor do momento e pelo coração. Nosso coração é tendencioso, e a medida de peso na balança é diferente, procurará sempre o favorecimento.
O QUE DEVEMOS FAZER PARA NÃO SE DEXAR LEVAR PELO CORAÇÃO?
A resposta é bem simples, mas a prática é complicada. Entregar o coração a Jesus com toda sua força e todo seu entendimento, para que através do Espírito Santo ele controle sua vida.
Veja o que Deus diz sobre aqueles que deixam ser levados pelos desejos do coração:
19Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. 20Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.(Lucas 12:19).
Nesse verso acima, o ídolo é o dinheiro e as riquezas, e não só isso corrompe o coração do homem, muitas outras coisas como sexo, mulheres, bebida, drogas e coisas imagináveis como times de futebol, músicas e bandas, novelas, celebridades etc.

1. É uma preocupação, um interesse que domina ou ainda um desejo que começa legítimo e passa ser uma exigência ou necessário
133Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniqüidade alguma.
(Sl 119.133)

12Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. 13Os alimentos são para o estômago, e o estômago, para os alimentos; mas Deus destruirá tanto estes como aquele. Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo. (1 Co 6:12)

2. É algo que passa a me motivar

12Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas. 13Os alimentos são para o estômago, e o estômago, para os alimentos; mas Deus destruirá tanto estes como aquele. Porém o corpo não é para a impureza, mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo.
(At 5:1,2)
3. É aquilo no qual confiamos, tememos ou servimos
4Digo-vos, pois, amigos meus: não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. 5Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer.(Lc 12:4,5)

Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura e às imagens de fundição dizem: Vós sois nossos deuses. ( Is 42:17)

4. É alguma coisa que nós amamos e perseguimos em lugar de amar e ansiar por Deus
O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas. 20Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas. ( Fp 3:19)

1Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. 2Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 3porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
(Cl 3:1-3)
Como identificar um ídolo?
Com o que estou preocupado?
Se eu tivesse....eu seria felizse...?
Onde ou em quê ou em quem eu estou confiando?
Quando um desejo que tenho e não consigo, fico frustrado, com raiva?
Quais tem sido as minhas conversas, nelas Deus está presente ou não? A boca fala do que está cheio o coração (Mt 12.34)
Mudanças Permanentes ocorrem quando o coração muda!!
Deixando os ídolos do coração (na Bíblia o coração é o aspecto invisível que afeta o homem
1Então, vieram ter comigo alguns dos anciãos de Israel e se assentaram diante de mim. 2Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 3Filho do homem, estes homens levantaram os seus ídolos dentro do seu coração, tropeço para a iniqüidade que sempre têm eles diante de si; acaso, permitirei que eles me interroguem? 4Portanto, fala com eles e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Qualquer homem da casa de Israel que levantar os seus ídolos dentro do seu coração, e tem tal tropeço para a sua iniqüidade, e vier ao profeta, eu, o Senhor, vindo ele, lhe responderei segundo a multidão dos seus ídolos; 5para que eu possa apanhar a casa de Israel no seu próprio coração, porquanto todos se apartaram de mim para seguirem os seus ídolos. 6Portanto, dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Convertei-vos, e apartai-vos dos vossos ídolos, e dai as costas a todas as vossas abominações(Ez 14:1-6).
4Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.( Mt 6:24)
1Deus diz: – O meu povo está perdendo o juízo porque anda bebendo muito vinho. 12Pedem a um pedaço de pau que revele o futuro e fazem perguntas a uma coluna de madeira. Eles me abandonaram. Como uma mulher que se torna prostituta, eles me abandonaram e se entregaram a deuses pagãos. 13Oferecem sacrifícios nos altares pagãos no alto dos montes e ali queimam incenso debaixo dos carvalhos e de outras árvores cheias de folhas, onde a sombra é tão gostosa.(Os 4:11)

É preciso mudar as motivações, as intenções, os pensamentos e a vontade
Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. (Pv 4:23)
Ele continuou: – O que sai da pessoa é o que a faz ficar impura. 21Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, 22os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. 23Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras. (Mc 7:20-23)
5A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio. (Lc 6:45)
Vivendo em temor ao Senhor e cultivando intimidade com Ele
O Senhor Deus é amigo daqueles que o temem e lhes ensina as condições da aliança que fez com eles. ( Sl 25.14)
10Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas.( Pv 9:10)
Cultivar intimidade com Deus implica em obediência à Sua Palavra Jo 14.21
Conclusão
Uma decisão precisa ser tomada de forma urgente quando os ídolos do coração são descobertos. Essa é uma responsabilidade nossa. Cristo nos salvou, pois entregamos nosso coração, nossa vida a Ele, e o que Ele espera de nós?Parafraseado: O primeiro e principal é Ouve ó crentes, o Senhor nosso Deus é único Senhor! Ele não divide sua glória, por isso disse Jesus: Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. Mc 12:30

Forte abraço em Cristo!!

Nenhum comentário: